Reabilitação Física,
Cognitiva e Psicológica

Autismo : Transtorno Espectro Autista

O autismo (TEA) é um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado pelo comprometimento em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento.

“Acredita-se que a Fisioterapia, nestes pacientes, pode contribuir para o desenvolvimento motor, ativação de áreas da concentração e integração social.”




Para que o tratamento seja adequado, é necessário haver uma equipe multidisciplinar envolvendo: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educador físico e o fisioterapeuta. Esses profissionais devem trabalhar diferentes habilidades como cognitiva, social e linguagem; redução da rigidez e das estereotipias, eliminação do comportamento mal adaptativo e diminuição do estresse em família.

Métodos eficazes para o tratamento do autismo são descritos na literatura e utilizam a criatividade e comunicação por meio de jogos de sinais, e até dispositivos projetados para crianças autistas, além de materiais visuais para melhora da linguagem.

Sobre o Autor

Priscila de Souza
Mestre em Fisioterapia com 20 anos de carreira. Pesquisadora, professora universitária, orientadora, mentora e pioneira nacional de Fisioterapia em Neurologia.
CREFITO 3/74986-F.
SobreE-mail

Acompanhe nossas Redes Sociais e
conheça nossa Loja!