Dentre as diferentes formas de organização do trabalho à distância, o Home Office, também conhecido pela sigla SOHO – Small Office and Home Office, quer dizer pequeno escritório em casa, é uma modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.
Existem 3 possíveis configurações de Home Office: o teletrabalho, quando o trabalhador é funcionário de uma empresa; o freelancer, o trabalhador executa projetos independentes, e por último não menos importante, o Home Based, o trabalhador pode se tornar o empresário, caracterizando a empresa com sede em sua residência.
A modalidade Home Office, virou rotina para diversos trabalhadores e em suas diversas profissões, desde que o isolamento social foi decretado para conter o avanço do novo coronavírus – COVID 19, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao “novo”.
Devido ao longo período exposto a diversos tipos de telas, como por exemplo os monitores dos computadores, notebook, tablets , smartphones e entre outros, as pessoas permanecem horas sentados em uma mesma posição, com isso, aumenta a probalidade de sentir dor em região da coluna, desconforto ergonômico e postural, sendo este o resultado da baixa mobilidade durante a execução de suas atividades de trabalho.
Inconscientemente nós, bem como o nosso corpo, tenta buscar uma posição que seja mais confortável, e se essa posição se desvia do alinhamento da coluna isso implica em sobrecarga para os discos e articulações o que inevitavelmente, pode resultar em dores nas costas e acarretar grandes problemas de coluna.
Cuidar da postura ao sentar-se, pode evitar ter dor e prevenir o desenvolvimento das alterações posturais.
A fisioterapeuta Priscila de Souza elaborou algumas dicas, para promover melhor qualidade e desempenho durante o trabalho do tipo Home Office.
• Evite ficar sentado por muito tempo, principalmente em uma única posição;
• Antes de iniciar o trabalho, ajuste a sua postura na cadeira, bem como, permanecer com alinhamento de 90° em relação ao quadril, joelho e tornozelo.
• A cada duas horas de trabalho, faça uma pausa de 15 minutos para realizar alguns exercícios de alongamento e atividade metabólica.
• Ajuste os equipamentos que você precisará utilizar para trabalhar de forma ergonômica, para evitar que você sinta dor e/ou desconforto durante as suas atividades do serviço ou pessoais.
• Caso apresente dor após longos períodos em uma mesma posição, faça pausas durante as atividades e descanse.
• Caso a dor persista, procure um profissional de saúde para lhe orientar e lembre-se, não utilize remédios sem prescrição.
Referências bibliográficas:
ABERGO. O que é ergonomia? ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia Acesso em: 01 de agosto de 2020.
BRIK, Marina Sell; BRIK, André Sell. Trabalho portátil: produtividade, economia e qualidade de vida no Home Office das empresas. Goiânia: AB-, 2013 ISBN: 8591214919.
SANTOS, Simone Martins da Cunha. O Home Office como parte da reestruturação do trabalho no capitalismo pós-moderno. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes. 2012.
Sobre o Autor